Marketing
pessoal no ambiente de trabalho
É
muito comum que, com o passar do tempo, sentimos muito em casa em nosso
ambiente de trabalho, esquecendo de detalhes que podem fazer uma grande
diferença em nossa reputação.
Precisamos
estar atentos a algumas regras básicas em nosso ambiente de trabalho.
Detalhes
que precisam ser lembradas sempre, em nosso contato diário com os
colegas de trabalho, clientes e fornecedores: Gírias, palavras
carinhosas, apelidos, como atender o telefone, assuntos pessoais,
fofocas, etc.
O
policiamento deve ser constante, para que, independente das circunstâncias,
sejamos sempre simpáticos, educados e agradáveis. Mas cuidado para não
usar a mesma "melosidade" com que se trata os entes
queridos no lar, por exemplo: meu amor, amorzinho, querida, meu bem,
benzinho, minha flor, gata, nomes no diminutivo, apelidos e nomes
abreviados (Zé, Ju, Vi, etc). Essas terminologias não pegam bem no
ambiente de trabalho. Procure chamar as pessoas pelo nome e conforme o
costume na sua empresa acrescente Sr., Sra. Dr. Dra. Dona, etc.
Mais
um detalhe, use abuse das expressões: por favor, por gentileza e
obrigado. Vale lembrar a citação de Ronnie Jacobson: "A cortesia
é o lubrificante da vida. No mundo dos negócios, saber como alcançar
sucesso no nível pessoal é mais importante que qualquer conhecimento
que se possa ter em outras áreas".
Telefone?
Deve ser atendido com satisfação como se você estivesse aguardando
aquele telefonema, pois isto gera uma energia boa que é percebida, do
outro lado da linha, pelo entonação e musicalidade de sua voz. Se o
telefone toca e você não pode atender naquele momento e também não
possui o serviço de secretária eletrônica, não o deixe tocar minutos
a fio passando a impressão de que a empresa está abandonada. Mas também,
se está ocupado, atenda de forma breve porém educada, como: Por favor,
me deixa o seu número que retornarei dentro de tantos minutos ( mas não
esqueça de respeitar o tempo prometido. Se falou em meia hora, que
realmente o seja. Mesmo que ainda não esteja livre, você mesmo ou um
de seus assessores deve retornar esta ligação e informando um novo
tempo de espera..).
Parece
complicado? Muito trabalho? Mas tenha certeza que faz a maior diferença
tanto para você como pessoa, como profissional e para a imagem de sua
empresa.
E
a inacessibilidade? Você é uma pessoa difícil de ser contatada, pelos
seus colegas, clientes e fornecedores? Cuidado, poderá ser também difícil
sem lembrado para uma promoção. Além de que poderá estar
contribuindo para que a sua empresa perca excelentes negócios. Se tem
uma secretária ou um assessor que faz o filtro para você, é necessário
mais atenção ainda. É preciso lembrá-los sempre como gostaria que
este filtro fosse feito. Uma dica: tire pelo menos um dia por semana ou
uma hora por dia, e libere seus assessores desta tarefa...depois conte
para nós o que achou da experiência.
Fofocas?
Dedo duro? Leia o artigo das "Três Peneiras" com bastante
atenção, vale a pena. Ele se encontra aqui neste site, navegue mais um
pouco que você vai encontrá-lo...já sei não está com tempo para
procurar, então é só um "click"
e pronto.