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Marketing pessoal no ambiente de trabalho

 

 

É muito comum que, com o passar do tempo, sentimos muito em casa em nosso ambiente de trabalho, esquecendo de detalhes que podem fazer uma grande diferença em nossa reputação.

Precisamos estar atentos a algumas regras básicas em nosso ambiente de trabalho.

Detalhes que precisam ser lembradas sempre, em nosso contato diário com os colegas de trabalho, clientes e fornecedores: Gírias, palavras carinhosas, apelidos, como atender o telefone, assuntos pessoais, fofocas, etc.

 

O policiamento deve ser constante, para que, independente das circunstâncias, sejamos sempre simpáticos, educados e agradáveis. Mas cuidado para não usar a mesma  "melosidade" com que se trata os entes queridos no lar, por exemplo: meu amor, amorzinho, querida, meu bem, benzinho, minha flor, gata, nomes no diminutivo, apelidos e nomes abreviados (Zé, Ju, Vi, etc). Essas terminologias não pegam bem no ambiente de trabalho. Procure chamar as pessoas pelo nome e conforme o costume na sua empresa acrescente Sr., Sra. Dr. Dra. Dona, etc.

 

Mais um detalhe, use abuse das expressões: por favor, por gentileza e obrigado. Vale lembrar a citação de Ronnie Jacobson: "A cortesia é o lubrificante da vida. No mundo dos negócios, saber como alcançar sucesso no nível pessoal é mais importante que qualquer conhecimento que se possa ter em outras áreas".

 

Telefone? Deve ser atendido com satisfação como se você estivesse aguardando aquele telefonema, pois isto gera uma energia boa que é percebida, do outro lado da linha, pelo entonação e musicalidade de sua voz. Se o telefone toca e você não pode atender naquele momento e também não possui o serviço de secretária eletrônica, não o deixe tocar minutos a fio passando a impressão de que a empresa está abandonada. Mas também, se está ocupado, atenda de forma breve porém educada, como: Por favor, me deixa o seu número que retornarei dentro de tantos minutos ( mas não esqueça de respeitar o tempo prometido. Se falou em meia hora, que realmente o seja. Mesmo que ainda não esteja livre, você mesmo ou um de seus assessores deve retornar esta ligação e informando um novo tempo de espera..). 

Parece complicado? Muito trabalho? Mas tenha certeza que faz a maior diferença tanto para você como pessoa, como profissional e para a imagem de sua empresa.

 

E a inacessibilidade? Você é uma pessoa difícil de ser contatada, pelos seus colegas, clientes e fornecedores? Cuidado, poderá ser também difícil sem lembrado para uma promoção. Além de que poderá estar contribuindo para que a sua empresa perca excelentes negócios. Se tem uma secretária ou um assessor que faz o filtro para você, é necessário mais atenção ainda. É preciso lembrá-los sempre como gostaria que este filtro fosse feito. Uma dica: tire pelo menos um dia por semana ou uma hora por dia, e libere seus assessores desta tarefa...depois conte para nós o que achou da experiência.

 

Fofocas? Dedo duro? Leia o artigo das "Três Peneiras" com bastante atenção, vale a pena. Ele se encontra aqui neste site, navegue mais um pouco que você vai encontrá-lo...já sei não está com tempo para procurar, então é só um "click" e pronto.

 

         Lêda Pena Yoshida -consultora@brazilhost.com.br 

         Diretora Presidente do Guia Brazil Host - 1º Site de Turismo de Negócios - www.brazilhost.com.br

         Consultora de Marketing e Clima Organizacional,  Cursos de Qualidade no Atendimento ao Cliente, 

         Comunicação eficaz, Você- sua empresa e a era digital, Marketing de serviços entre outros.

 

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