COMO SER UM BOM NETWORKER (Luiz Scistowski)

Desenvolver uma boa rede de relacionamentos tornou-se quesito fundamental no que tange aos novos paradigmas sociais. Em uma época onde todos os empregos estão sendo considerados quase que temporários, saber cultivar e ampliar um bom networking pode ser fator determinante de sucesso ou fracasso profissional.

Porém, uma rede de relações não serve, apenas, para garantir novas e melhores oportunidades. Ela funciona, também, como um meio preciso de se obter informações de ponta, além de ser uma significativa forma de divulgação frente ao mercado de trabalho.

Vejamos, então, alguns princípios básicos deste importante instrumento voltado ao auto-desenvolvimento.

Primeiramente, devemos lembrar que networking é algo que vai muito além das relações estabelecidas em um círculo de amizades. Isso quer dizer que não basta apenas estar engajado em uma ampla rede de relações se ela não representar uma possibilidade de retorno significativo em sua carreira. É preciso, então, construir sólidas uniões de profissionalismo. Para isso, é imprescindível estabelecer relações do tipo mão dupla, ou seja, disponibilizar recursos pessoais visando receber, como retorno, novos conhecimentos e a criação de outras oportunidades.

Em segundo lugar, é importante ressaltar que não basta apenas querer ser um bom networker. É preciso ter ou desenvolver esse dom. Um bom trabalhador em rede é hábil nas relações interpessoais devido a algumas de suas marcantes características, que facilitam a penetração nos grupos e a formação de novas amizades. Estão entre elas a empatia, o bom humor, a capacidade de comunicação, a boa apresentação, a flexibilidade e o perfil expansivo. Sem estas importantes qualificações, fica difícil se relacionar com sucesso em um universo tão distinto de pessoas e suas particularidades individuais. Assim, antes de sair por aí distribuindo sorrisos, convites e telefonemas, reavalie o seu perfil para que você possa obter bons resultados durante o desenvolvimento de novas e construtivas relações. Só então, após isto, é hora de investir em seu networking seguindo alguns passos fundamentais:

1. Valorize, ao máximo, a sua rede de relações profissionais, em todas as circunstâncias, e não somente nos momentos em que você mais precisa. Lembre-se que o pior tipo de trabalhador é aquele que vive pedindo conselhos e favores quando mais precisa e que se esquece dos amigos quando não mais necessita.

2. Entre em contato com antigas amizades, velhos clientes, ex-chefes, ex-professores etc. Lembre-se que aquele amigo que você não encontra há muito tempo pode, hoje, estar ocupando um belo cargo em alguma multinacional. Assim, procure sempre rever as suas amizades pessoais.

3. Troque idéias com o maior número possível de pessoas. Muitas vezes, um bom papo com um profissional que não possui nenhuma ligação com a sua área de atuação pode lhe render oportunidades que, aparentemente, eram tidas como impossíveis. Assim, esteja sempre disponível e nunca dificulte o acesso à você.

4. Procure se aproximar de outros profissionais que possam trazer um benefício direto para sua carreira. Pode ser um gerente ou um diretor de outro departamento, ou até mesmo aquele seu concorrente que vive conquistando novas realizações.

5. Não desperdice importantes oportunidades de investir em novas conexões, visando desenvolver outras parcerias através de participação em eventos, processos de treinamentos, seminários, palestras, convenções etc. É importante ter consciência de que é exatamente durante esses encontros que se têm a chance de estabelecer relações proveitosas.

6. Coloque-se em circulação buscando a formação de novos aliados e, também, não deixe de cultivar seus relacionamentos através de pequenos, porém significativos, gestos como telefonemas, e-mails, almoços, enfim, comunique-se, e apareça para o mundo. Enfim, esteja certo de que você vem investindo no desenvolvimento de uma sólida rede de relações, pois ela é, seguramente, um dos veículos de Marketing Pessoal mais preciosos que um profissional pode ter.

Luiz Scistowski é psicólogo com extensão na Universidade da Califórnia San Diego, consultor em treinamento.

O artigo é baseado em seu livro "Estratégias para manter a empregabilidade" que está em etapa de revisão/ E-mail: luizsci@zipmail.com.br)

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