COMO SER UM BOM NETWORKER (Luiz Scistowski)
Desenvolver
uma boa rede de relacionamentos tornou-se quesito fundamental
no que tange aos novos paradigmas sociais. Em uma época onde todos
os empregos estão sendo considerados quase que temporários, saber
cultivar e ampliar um bom networking pode ser fator determinante
de sucesso ou fracasso profissional.
Porém,
uma rede de relações não serve, apenas, para garantir novas e
melhores oportunidades. Ela funciona, também, como um meio preciso
de se obter informações de ponta, além de ser uma significativa
forma de divulgação frente ao mercado de trabalho.
Vejamos,
então, alguns princípios básicos deste importante instrumento
voltado ao auto-desenvolvimento.
Primeiramente,
devemos lembrar que networking é algo que vai muito além das relações
estabelecidas em um círculo de amizades. Isso quer dizer que não
basta apenas estar engajado em uma ampla rede de relações se ela
não representar uma possibilidade de retorno significativo em
sua carreira. É preciso, então, construir sólidas uniões de profissionalismo.
Para isso, é imprescindível estabelecer relações do tipo mão dupla,
ou seja, disponibilizar recursos pessoais visando receber, como
retorno, novos conhecimentos e a criação de outras oportunidades.
Em
segundo lugar, é importante ressaltar que não basta apenas querer
ser um bom networker. É preciso ter ou desenvolver esse dom. Um
bom trabalhador em rede é hábil nas relações interpessoais devido
a algumas de suas marcantes características, que facilitam a penetração
nos grupos e a formação de novas amizades. Estão entre elas a
empatia, o bom humor, a capacidade de comunicação, a boa apresentação,
a flexibilidade e o perfil expansivo. Sem estas importantes qualificações,
fica difícil se relacionar com sucesso em um universo tão distinto
de pessoas e suas particularidades individuais. Assim, antes de
sair por aí distribuindo sorrisos, convites e telefonemas, reavalie
o seu perfil para que você possa obter bons resultados durante
o desenvolvimento de novas e construtivas relações. Só então,
após isto, é hora de investir em seu networking seguindo alguns
passos fundamentais:
1.
Valorize, ao máximo, a sua rede de relações profissionais, em
todas as circunstâncias, e não somente nos momentos em que você
mais precisa. Lembre-se que o pior tipo de trabalhador é aquele
que vive pedindo conselhos e favores quando mais precisa e que
se esquece dos amigos quando não mais necessita.
2.
Entre em contato com antigas amizades, velhos clientes, ex-chefes,
ex-professores etc. Lembre-se que aquele amigo que você não encontra
há muito tempo pode, hoje, estar ocupando um belo cargo em alguma
multinacional. Assim, procure sempre rever as suas amizades pessoais.
3.
Troque idéias com o maior número possível de pessoas. Muitas vezes,
um bom papo com um profissional que não possui nenhuma ligação
com a sua área de atuação pode lhe render oportunidades que, aparentemente,
eram tidas como impossíveis. Assim, esteja sempre disponível e
nunca dificulte o acesso à você.
4.
Procure se aproximar de outros profissionais que possam trazer
um benefício direto para sua carreira. Pode ser um gerente ou
um diretor de outro departamento, ou até mesmo aquele seu concorrente
que vive conquistando novas realizações.
5.
Não desperdice importantes oportunidades de investir em novas
conexões, visando desenvolver outras parcerias através de participação
em eventos, processos de treinamentos, seminários, palestras,
convenções etc. É importante ter consciência de que é exatamente
durante esses encontros que se têm a chance de estabelecer relações
proveitosas.
6.
Coloque-se em circulação buscando a formação de novos aliados
e, também, não deixe de cultivar seus relacionamentos através
de pequenos, porém significativos, gestos como telefonemas, e-mails,
almoços, enfim, comunique-se, e apareça para o mundo. Enfim, esteja
certo de que você vem investindo no desenvolvimento de uma sólida
rede de relações, pois ela é, seguramente, um dos veículos de
Marketing Pessoal mais preciosos que um profissional pode ter.
Luiz
Scistowski é psicólogo com extensão na Universidade da Califórnia
San Diego, consultor em treinamento.
O
artigo é baseado em seu livro "Estratégias para manter a empregabilidade"
que está em etapa de revisão/ E-mail: luizsci@zipmail.com.br)
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