Expressões não verbais | |
CUIDADO
COM SUAS EXPRESSÕES NÃO VERBAIS. ELAS PODEM DEIXA-LO EM SITUAÇÃO DIFÍCIL Você já teve a sensação de que seu subordinado ou colega deixou sua sala chateado e você nem desconfia da razão ? Você somente tem certeza de que não disse qualquer palavra que pudesse magoá-lo ou mesmo ofende-lo , mas e daí ? Como resolver a questão ? Problemas como este ou semelhantes são muito mais comuns do que parece à primeira vista. Infelizmente nem todas as pessoas se preocupam com suas expressões não verbais no relacionamento com os outros. Muito menos ainda , em tentar perceber pela comunicação não verbal do interlocutor (olhar , franzir as sobrancelhas , gesto de espanto , meneio de cabeça , etc) , como sua mensagem foi recebida. O auto-controle dos próprios sentimentos é algo muitas vezes difícil. Você consegue dominar com certa facilidade o impacto verbal (conteúdo real das palavras) de sua comunicação. Mas , pode deixar escapar seus sentimentos de raiva , frustração ou mágoa , através do impacto vocal (modulação do voz , ênfase) e/ou impacto visual (olhar , expressão facial , linguagem corporal). Alguém
já disse que os sentimentos são as janelas da alma. Eles permitem que
os outros conheçam aquilo que se esconde no íntimo das pessoas. No
entanto , as expressões não verbais são as persianas que comandam o grau de
abertura dessas janelas. É fundamental que você mantenha a harmonia entre aquilo que está dizendo (comunicação oral) e suas expressões não verbais. O impacto da comunicação não verbal sempre é mais forte do que a mensagem verbal simultânea. O sorriso irônico abafa completamente as palavras de elogio. O dedo indicador apontado para alguém , sufoca pela agressividade , o conteúdo ponderado da fala. O bater dos dedos sobre a mesa desmente o tom aparentemente calmo do emissor. Albert
Mehrabian , professor da Universidade da Califórnia , em Los Angeles ,
identificou através de pesquisas que 93% dos sentimentos são expressos
através da comunicação não verbal. Somente 7% são representados
pelo conteúdo da fala. Expressões
não verbais com alto risco para gerar problemas de relacionamento: - Olhar distante / para o alto à falta de atenção - Dedo em riste à agressividade , raiva - Braços cruzados à falta de interesse , raiva , desagrado - Tamborilar os dedos à impaciência , pressa - Expressão facial de surpresa à geralmente interpretada de forma negativa - Meneio lateral de cabeça à discordância , desrespeito - Olhar penetrante à agressividade , “quem manda sou eu” - Morder os lábios à indecisão , insegurança -
Reclinar-se para trás na cadeira
à
tédio , desinteresse Expressões
não verbais positivas que denotam confiança , cooperação ou
respeito: - Aproximar o corpo do interlocutor (inclinar-se para frente quando sentado) - Contato visual constante - Braços e palmas das mãos abertos - Sorriso natural - Meneios de cabeça para frente (sinal de concordância) - Mão aberta com a palma para cima (indicação de alguém) - Pés
firmes no chão (posição em pé) Lembre-se que você se comunica com muito maior intensidade do que imagina. Tome cuidado com suas expressões não verbais para evitar que sentimentos indesejáveis possam aparecer na hora errada e para a pessoa errada. Laercio M. Garrido é consultor de empresas e diretor da LG Associados e-mail: laerciogarrido@uol.com.br Veja maiores informações sobre o tema ou Habilidades Gerenciais no livro “Virei Gerente , e Agora”- Ed. Nobel ( www.espiral.com)
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