Expressões não verbais

CUIDADO COM SUAS EXPRESSÕES NÃO VERBAIS. ELAS PODEM DEIXA-LO EM SITUAÇÃO DIFÍCIL 

Você já teve a sensação de que seu subordinado ou colega deixou sua sala chateado e você nem desconfia da razão ? Você somente tem certeza de que não disse qualquer palavra que pudesse magoá-lo ou mesmo ofende-lo , mas e daí ? Como resolver a questão ?

Problemas como este ou semelhantes são muito mais comuns do que parece à primeira vista.

Infelizmente nem todas as pessoas se preocupam com suas expressões não verbais no relacionamento com os outros. Muito menos ainda , em tentar perceber pela comunicação não verbal do interlocutor (olhar , franzir as sobrancelhas , gesto de espanto , meneio de cabeça , etc) , como sua mensagem foi recebida.

O auto-controle dos próprios sentimentos é algo muitas vezes difícil. Você consegue dominar com certa facilidade o impacto verbal (conteúdo real das palavras) de sua comunicação. Mas , pode deixar escapar seus sentimentos de raiva , frustração ou mágoa , através do impacto vocal (modulação do voz , ênfase) e/ou impacto visual (olhar , expressão facial , linguagem corporal).

Alguém já disse que os sentimentos são as janelas da alma. Eles permitem que os outros conheçam aquilo que se esconde no íntimo das pessoas. No entanto , as expressões não verbais são as persianas que comandam o grau de abertura dessas janelas.

É fundamental que você mantenha a harmonia entre aquilo que está dizendo (comunicação oral) e suas expressões não verbais. O impacto da comunicação não verbal sempre é mais forte do que a mensagem verbal simultânea.

O sorriso irônico abafa completamente as palavras de elogio. O dedo indicador apontado para alguém , sufoca pela agressividade , o conteúdo ponderado da fala. O bater dos dedos sobre a mesa desmente o tom aparentemente calmo do emissor.

Albert Mehrabian , professor da Universidade da Califórnia , em Los Angeles , identificou através de pesquisas que 93% dos sentimentos são expressos através da comunicação não verbal. Somente 7% são representados pelo conteúdo da fala. 

Expressões não verbais com alto risco para gerar problemas de relacionamento: 

- Olhar distante / para o alto   à   falta de atenção

- Dedo em riste   à   agressividade , raiva

- Braços cruzados   à   falta de interesse , raiva , desagrado

- Tamborilar os dedos   à   impaciência , pressa

- Expressão facial de surpresa   à   geralmente interpretada de forma negativa

- Meneio lateral de cabeça   à   discordância , desrespeito

- Olhar penetrante   à   agressividade , “quem manda sou eu”

- Morder os lábios   à   indecisão , insegurança

- Reclinar-se para trás na cadeira   à   tédio , desinteresse 

Expressões não verbais positivas que denotam confiança , cooperação ou respeito: 

- Aproximar o corpo do interlocutor (inclinar-se para frente quando sentado)

- Contato visual constante

- Braços e palmas das mãos abertos

- Sorriso natural

- Meneios de cabeça para frente (sinal de concordância)

- Mão aberta com a palma para cima (indicação de alguém)

- Pés firmes no chão (posição em pé) 

Lembre-se que você se comunica com muito maior intensidade do que imagina. Tome cuidado com suas expressões não verbais para evitar que sentimentos indesejáveis possam aparecer na hora errada e para a pessoa errada.

 Laercio M. Garrido é consultor de empresas e diretor da LG Associados

e-mail: laerciogarrido@uol.com.br

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