CHARUTOS

Gilvaine Ortuzal

Ortuzal fumando charuto Davidoff no restaurante O Leopolldo - São Paulo - SP

Eis aqui o meu hobby: a nobre arte de fumar charutos. Vamos fumar um Havana??? Sim, Havana - sinônimo do melhor charuto.... Degustar um charuto requer um pouco de conhecimento, prática e charme, não podemos menosprezar este momento intrínseco de nossas vidas apenas fazendo fumaça. Alguns requintes são essenciais para que o ritual de degustação tenha sua verdadeira importância. Saiba mais sobre este assunto:

História

A origem do charuto remonta a era "primitiva" da região caribenha, mais precisamente a ilha de Cuba, onde os índios praticavam o hábito de fumar folhas de tabaco entrelaçadas, que davam o nome de Cohiba. A partir da chegada de Cristovão Colombo descobriram este costume milenar dos índios. Membros da expedição experimentaram o fumo sendo então os primeiros europeus a fumarem charuto. Rodrigo de Jerez, um dos homens de Colombo, resolveu levar folhas de tabaco para a Espanha, porém não teve o sucesso esperado, quando soltando fumaça pela boca em exibição para parentes e amigos foi mal interpretado sendo acusado de estar possuído pelo demônio, foi preso pelo Tribunal da Inquisição. Cohiba hoje é o nome de uma das marcas mais famosas e caras de charuto do mundo.

Principais Países Produtores

Cuba é tradicionalmente produtor do melhor fumo de charuto do mundo, tendo um solo rico e diversificado capaz de produzir vários tipos de tabaco com excelentes qualidades. As sementes são entregues ao Governo que controlam e redistribuem, visando preservar a exclusividade de cada tipo de tabaco. Por isso é usado o termo Havana como sinônimo de charutos da mais alta qualidade.

Brasil produz charutos puros, como em Cuba, todos feitos a mão. Nossa região produtora é a Bahia, onde ficam as famosas fábricas Alonso Menezes & Amerino e a Le Cigar, que atendem bem o mercado interno e exportam para os Estados Unidos e Europa. Nossos charutos tem como características o sabor encorpado e a cor escura obtida após o processo de fermentação.

República Dominicana é o maior produtor de charutos manufaturados de alta qualidade do mundo, sua principal região é o vale do Cibao. Produz charutos bastante encorpados, mas não tão fortes quanto o cubano.

Honduras conhecido como produtor de fumo de alta qualidade e de excelentes capas, tem o privilégio de um ambiente adequado com planícies quentes e úmidas. Suas sementes são originárias de Cuba e do rio Connecticut, nos EUA.

Principais Marcas

Montecristo - é considerado um dos melhores charutos do mundo e o mais vendido, fazendo juz ao recorde de produção e exportação, sendo que o no. 4 representa metade do total exportado por Cuba .

H. Upmann- pertence a Menendez y Garcia responsável também pela produção do Montecristo. O H inicial é de hermanos e Upmann nome de família dos irmãos Hermann e August, seus criadores. De um forte e intenso sabor, sua prestigiada marca tinha como ilustre consumidor J.F. Keneddy.

Davidoff - criado pelo especialista suíço em charutos Zino Davidoff. São produzidos atualmente na República Dominicana, considerado um dos mais finos e de alta qualidade do mundo. O lançamento dos charutos Davidoff no Brasil aconteceu em 1998 numa grandiosa festa no restaurante O Leopolldo em São Paulo.

Cohiba - era o charuto predileto de Fidel Castro, tornou-se símbolo do renascimento da indústria cubana de charutos pós-revolução. Por determinação de Fidel este charuto chegou a ser restrito aos Chefes de Estado. Eduardo Rivero, criador da marca Cohiba, produz seus charutos em Havana.

Romeu y Julieta - um charuto que tem sua verdadeira poesia na história e no sabor. Fernández Rodriguez , um milionário excêntrico, distribuía charutos em todos os Jóquei Clubes onde sua égua Julieta estivesse correndo, assim fazia sua inusitada campanha publicitária. Ficou famoso também por tentar comprar o Castelo onde foi palco da imortal tragédia Shakesperiana. É creditado a este charuto o tamanho denominado Churchill.

Hoyo de Monterey - considerado um charuto clássico, eram inicialmente personalizados com as iniciais de cada cliente. Foi distribuído durante algum tempo por Davidoff, a marca ainda mantém seu prestígio.

Punch - está entre os charutos de melhor qualidade e apresentação. A marca conquistou diversos admiradores, tornou-se o charuto predileto de Winston Churchill, que começou a fumar quando, na condição de jornalista, cobriu a guerra de independência de Cuba contra a Espanha.

Fonseca - é o único Habano a ser envolto em um fino papel de seda. Os Fonseca são torcidos manualmente desde 1907 na fábrica de Quivicán, próximo de Havana.

Bolívar - O espanhol José F Rocha, criou em 1927 a marca Bolívar para charutos, homenagem a Simon Bolívar, o libertador das Américas. Este venezuelano é uma das personalidades históricas mais querida em Cuba e conhecido em todo o mundo.

Macanudo - produzido na Jamaica, é o charuto de qualidade mais vendido no mercado americano. É a marca preferida pelos iniciantes, famosos por sua refinada suavidade.

Tamanhos e formatos

Os charutos se classificam pelo comprimento e diâmetro, mas são variados de acordo com o fabricante, porém estão estabelecidos alguns padrões:

Corona - 14,2 cm de comprimento e 1,86 de diâmetro - queima média 45 minutos.
Petit Corona - 12,9 cm de comprimento e 1,66 de diâmetro - queima média 35 minutos.
Churchill - 17,8 cm de comprimento e 1,90 cm de diâmetro - queima média 1 hora e 20 minutos.
Robusto - 12,7 cm comprimento e 1,90cm de diâmetro - queima média 35 minutos.
Corona Gorda - 14,3 cm comprimento e 1,66 de diâmetro - queima média 40 minutos.
Double Corona - 19,4 cm de comprimento e 1,94 cm de diâmetro - queima média 1 hora e 45 minutos.
Panatela - entre 12 e 19,2 cm de comprimento e 1,50 cm de diâmetro - queima média 1 hora e 10 minutos.
Lonsdale - 16,5 cm de comprimento e 1,66 cm de diâmetro - queima média 1 hora.
Belicoso e Torpedo - 15,6 cm de comprimento e 2,06 de diâmetro - queima média de 50 minutos.
Diademas - o maior tamanho que existe, 22 cm ou mais de comprimento.

Degustação/Etiqueta

Para degustar um charuto é importante observar se o local é adequado, o tempo disponível e a intensidade de sabor, depois é só seguir algumas regras básicas: cortar a ponta cerca de 0,5 cm tomando cuidado para não desenrolar a capa. , se preferir fazer um furo saiba que este procedimento pode afetar o sabor, geralmente deixando-o mais forte, use sempre um cortador profissional. Para acender utilize um isqueiro próprio (gás butano) ou fósforos longos, especiais para charutos, deixe a chama próxima da ponta a ser acessa, nunca a encoste totalmente, o calor é suficiente para acende-lo. Para apagar deixe-o repousando, Ele apagará sozinho em não mais que dez minutos, não se apaga o charuto como um cigarro, além de ser deselegante ele exala um cheiro muito desagradável.

Ocasião Especial

Charutos são degustados em diversas ocasiões, muitas vezes após almoços e jantares de negócios ou mesmo num happy hour entre amigos. Bebidas recomendadas como acompanhamento: cognac, armagnac, grappa, whisky, vinho do porto, tequila e especialmente o rum que é apropriado para limpar o pálato bucal, permitindo a degustação de outro charuto sem atrapalhar o sabor caso seja diferente. A ocasião mais especial e tradicional é no nascimento de um filho, são distribuídos charutos geralmente de marcas conhecidas e mais conservadoras como Montecristo e H. Upmann. Batizados e Casamentos também são ocasiões que celebram este sofisticado costume.

O glamour de fumar

O charuto sempre esteve associado ao poder e a riqueza. Dentre os famosos "embaixadores" desta nobre arte estão Wiston Churchill, JF Kennedy, Alfred Hitchcock, Sigmund Freud. Entre os brasileiros figuram com destaque Jô Soares, Otávio Mesquita e Antonio Fagundes.

Conservação

Os charutos não podem ficar ressecados, nem com excesso de umidade, por isso é preciso estar atento a sua conservação. O ideal é mante-lo a temperatura de 16 a 18oC e um nível de umidade de 65 a 75% . Para saber se está em condição de consumo coloque-o entre os dedos e exerça uma leve pressão, se voltar ao normal está perfeito. A capa deve apresentar uma textura sedosa.

Acessórios

Isqueiros - existem uma infinidade deles, alguns acompanham o cortador, devem ser de gás butano.
Cortadores - existem vários modelos e formatos como tesouras, guilhotinas e furadores.
Fósforos - longos, especiais para charutos.
Umidores - são vários os modelos e tamanhos, devem ser forrados por dentro com cedro e ter o higrômetro para medir o grau de umidade. Carteira de charutos ou porta-charutos - geralmente são de couro, existem para diversos tamanhos e quantidades de charutos.

Onde fumar em São Paulo

Restaurantes

O Leopolldo
Rua Joaquim Macedo, 135
Jardim Guedala
Tel. 0xx11-816.1363

Fasano
Rua Haddock Lobo, 1644
Cerqueira Cesar
Tel. 852-4000

Rubayat
Alameda Santos, 86
Paraíso
Tel. 0xx11-289.6366

Bares

Democrata
Rua Chipre, 163
Vila Olímpia
Tel. 0xx11-829-2249

Jardineira Beer
Av. dos Bandeirantes, 1051
Vila Olímpia
Tel.0xx11-820-5353

Bar des Arts
Rua Pedro Humberto, 9
Itaim Bibi
Tel. 0xx11-829.7828

Morro de São Paulo
Rua Leopoldo Couto Magalhães Jr., 928
Itaim Bibi
Tel. 0xx11-829-0320