Atitude Física (por Marco Laurindo) 

Tratamos por atitude a maneira como a pessoa se comporta, seu modo de agir, de proceder, de pensar, de se manifestar.

É a reação ou maneira de ser em relação a pessoas e situações.

Uma pessoa de boa postura, mas com atitudes rudes, encontra sérias dificuldades no mundo dos negócios.

É por meio das atitudes que as emoções são extravasadas de maneira muitas vezes incontroláveis.

 A atitude física está intimamente ligada à postura, já que ambas são formadoras da imagem que você transmite.

Todos nós queremos transmitir uma imagem de credibilidade e de sucesso, mas muitas vezes essa imagem está somente em nosso cérebro e não conseguimos colocá-la para fora.

Aqui vão algumas sugestões que poderão ajudá-lo a colocar para fora essa imagem de vencedor ou fazer com que melhorem, ainda mais, essas características positivas que você já tem.

Essas dicas não servem somente para o ambiente profissional, mas também para qualquer tipo de situação em que você se encontrar.

O importante é que o treinamento seja constante, para que essa atitude se torne um hábito e totalmente natural.

Quando nos encontramos com alguém, dentro de um ambiente profissional ou não, a primeira atitude que tomamos é dar um aperto de mão.

Existem pessoas que realmente dão “um aperto de mão”, tão forte que as pessoas evitam cumprimentá-lo.

Esse aperto de mão deve ser dosado, para que não seja tão forte, a ponto de machucar; nem tão solto a ponto de transmitir, insegurança, fraqueza e indiferença.

Outra atitude importante é a maneira de andar, porque ela revela o seu estado de espírito.

Uma pessoa que anda com os braços caídos, levemente pendidos para frente, com passos lentos, demonstra estar vivendo em estado de depressão, transmitindo uma imagem de insegurança, de baixa auto-estima e falta de confiança em si.

Você está com ótima postura e, portanto, deve andar com a atitude de um vencedor, olhando para frente, queixo ligeiramente levantado (não pernóstico), ombros para trás, passos firmes, cumprimento efusivo (mas sem intimidades), transmitindo segurança e credibilidade.

A maneira de sentar-se é também um item muito importante, já que a atitude física é um composto de vários comportamentos.

Ao sentar-se, procure sempre se manter ereto na cadeira, procurando não invadir o espaço da outra pessoa, isto é, mexendo em objetos que estão na mesa, ou mesmo colocando seus pertences pessoais sobre a mesa dele.

Jamais se deite ou se jogue sobre a cadeira, pois assim você irá transmitir uma imagem de uma pessoa irreverente, desligada e sem responsabilidade.

Fumar ainda é um hábito de muitos.

Se você faz parte desse grupo, cuidado ao querer fumar em ambientes fechados.

Como norma, não fume durante visitas comercias, como também em reuniões de negócios, você pode deixar de fazer um negócio e não ser mais recebido pelo simples fato de ser um fumante.

Todo cuidado é pouco com este item.

Sua maneira de fazer também faz parte desse composto de atitudes físicas, já que existem pessoas que falam muito alto, deixando o outro constrangido.

Outras pessoas falam muito baixo fazendo com que a outra pessoa não entenda nada do que é dito, ficando desinteressada e cansada com a conversa.

Como sugestão final para este item, almoço de negócios, coquetéis e festas de empresas, muito cuidado, já que muitas pessoas perderam bons negócios e/ou seus empregos depois desses eventos.

Como regra geral, coma algo leve e simples, para que você possa manter uma conversação, sem se perder nas extravagâncias do prato servido.

Não queira tirar a barriga da miséria por conta da empresa.

Bebida alcoólica deve ser evitada em quaisquer das três ocasiões, já que o álcool afeta o raciocínio e pode lhe pregar uma peça.

Jamais esqueça que durante esses eventos, você estará trabalhando.

Mantenha uma atitude profissional. 

Marco Laurindo - laurindo@progress.com

 www.globalmidia.com.br/summit