CHOCOLATE

Branco ou preto, amargo ou crocante, não importa. Ele dá água na boca, adoça a vida e é super nutritivo! Será que você já sabe o quanto ele é importante? ====================================================================================
Os médicos concordam: o desejo pelo açúcar é inato. Talvez isto explique o porquê de tantos chocólatras.
Desde 1520, quando descoberto por Cristóvão Colombo, o chocolate já era receitado como energético nos casos de fraqueza e muito usado pelos religiosos nos períodos de jejum, particularmente, os de quaresma.
Muito energético, devido ao seu alto teor de carboidratos e gorduras, o chocolate apresenta taxa de proteínas bastante apreciável. Os carboidratos provocam rápida restauração das energias e as gorduras proporcionam energia duradoura.
Rico em potássio, o chocolate regula a contração e o relaxamento dos músculos, o que faz dele um alimento precioso entre os desportistas. Seu teor de magnésio ajuda o sistema nervoso e a quantidade de cálcio, vinda do leite, é importante para o crescimento e fortalecimento dos ossos, unhas e cabelos, além de vitaminas do complexo B.
Mesmo citando tantos benefícios, ainda preciso responder à algumas campanhas antichocolate:

1. O chocolate possui grande quantidade de cafeína. Não é verdade! O chocolate apresenta 6 miligramas de cafeína em 30 gramas da sua composição, enquanto 1 xícara de café apresenta 180 miligramas de cafeína.
2. "Chocolate é rico em colesterol". Mentira!!! O chocolate é extraído do cacau, e plantas não têm colesterol. O pouco colesterol que possui é o do leite.
3. A principal fonte de gordura dos chocolates é a manteiga de cacau, tendo como principal tipo de gordura o ácido esteárico, que segundo estudos, reduz os níveis de colesterol.
4. O chocolate apresenta um agente antibacteriano que previne as cáries: o tanino. Mas atenção: tenha o cuidado de escovar os dentes sempre que comer chocolates, pois há grande quantidade de açúcar em sua composição, podendo causar as cáries.
5. Ele estimula a produção de serotonina, substância do cérebro que melhora o humor das pessoas e evita a morte celular.

Como você viu, ser viciado em chocolate não é nenhum sacrifício...é um PRAZER! Mas como nada é perfeito, depois de tantos benefícios e prazeres, não podemos deixar de ressaltar que o chocolate é um alimento rico em gordura, açúcar e caloria. Pessoas que estão precisando perder peso e/ou possuem alguma doença que os impeçam comer alimentos com características citadas acima, devem evitá-lo para que não haja complicações.
Aqui vai uma dica: para sustar a "CHOCOLATITE AGUDA" beba 1 copo de água gelada ou prefira comê-lo nos momentos de tédio, para levantar o ânimo ou simplesmente, para sentir PRAZER!

Luciana Mendes da Silva
Nutricionista - CRN 9362
luciananutri@hotmail.com