2003 Don Juan outra vez

 

 Não, não pare de ler aqui. Don Juan é um dos elementos desta história, mas não contemplaremos o famoso personagem criado pelo dramaturgo espanhol Tirso de Molina em sua obra El Burlador de Sevilha em 1630. Os tempos são outros. Faremos uma paródia, que por modesta que seja, reflete a atitude do profissional moderno na busca de um lugar ao sol. 

A busca do tão desejado “lugar ao sol” está em ser um Don Juan. Sim, um Don Juan. Ele era um conquistador nato, compreendia as mulheres e era um mestre em relacionamentos. Ele era atencioso, carismático e charmoso. Sermos um Don Juan nos tempos de hoje, significa sermos mestres em relacionamentos profissionais, encantando pessoas por onde quer que passemos e tecendo uma rede de relacionamentos cada vez maior. Mas, por que deveríamos nos preocupar em criar uma rede de relacionamentos profissionais bem estruturada? Quais os benefícios que uma rede de contatos pode nos trazer?  Vejamos: 

1) Sucesso profissional, na medida em que os relacionamentos podem criar oportunidades. Segundo pesquisas, 75% das oportunidades de emprego não estão nos jornais ou sites de empregos na Internet. Elas são preenchidas no boca-a-boca. Esse é um dos principais motivos para se cultivar uma boa rede de relacionamentos. 

2) Retorno financeiro. Os relacionamentos não somente criam oportunidades de emprego, mas também geram oportunidades de negócios que, sem dúvida, podem lhe trazer retorno financeiro. 

3) Conhecimento e cultura. Lembrando que seres humanos são fontes inesgotáveis de informações, ao conhecer pessoas, estamos trocando informações, ouvindo novas experiências de vida ou experiências profissionais e – obviamente - acumulando conhecimento diverso que pode ser usado em outras ocasiões. 

4) Empregabilidade constante. Quem tem uma rede de relacionamentos organizada e bem estabelecida, dificilmente fica sem emprego. 

5) Crescimento emocional. Relacionar-se é, antes de tudo, aprender a lidar com pessoas e lidar com o ser humano é complexo e sempre nos traz algum aprendizado, alguma lição sobre o controle ou o melhor uso das emoções.  

6) Ampliação da sua rede de contatos e clientes. Na medida em que vamos expandindo nossa rede de contatos, vamos também expandindo nossa rede de clientes ou futuros clientes.  

7) Apoio em momentos difíceis. É nos momentos difíceis que a rede de relacionamentos profissionais funciona. Todos nós caímos ou passamos por dificuldades profissionais, não é verdade? Neste momento podemos contar com amigos que nos motivam, que dão “aquela força”, dicas ou até mesmo podem nos indicar para alguma oportunidade de emprego. 

Então, quais são os motivos acima que lhe incentivam a cultivar sua rede de relacionamentos? Que tal começar agora! Ligue para aquele seu amigo que você não vê há algum tempo. Convide-o para um almoço, pergunte o que ele vem fazendo, veja como você pode ajudá-lo em algo ou como ele pode ser útil aos seus planos pessoais e profissionais.  

Em 2003, ataque de Don Juan outra vez. Teça sua teia de relacionamentos e veja como ela pode ser útil em sua carreira profissional. 

 

André Ferrari é fundador do Grupo Relacione-se e palestrante. Leia outras crônicas em www.relacione-se.com.br - Email: ferrari@relacione-se.com.br

 

VOLTAR