Como ter emprego sempre

 

 

O jornalista revirava seus alfarrábios para ver se não havia esquecido nenhuma pergunta ou anotação. Eu esperava, pacientemente, pois havia separado duas horas para aquele encontro.

- Ah sim! Uma última pergunta. O Sr. já está escrevendo seu próximo artigo?

- Qual será o título?

 

Inclinei a cabeça e de soslaio disse:

- Sim, já esbocei algumas linhas. O título será “Como ter emprego sempre”.

 

Já adivinhando a expressão do jornalista, cujos olhos sobressaltaram de interesse, preparei-me para mais 30 minutos de entrevista. E foi o que aconteceu.

 

Ao mesmo tempo, não muito longe dali, Fernanda Limão desligava o telefone trêmula. Foi como se um filete de descarga elétrica descesse por sua espinha dorsal se ramificando pelos nervos cervicais e se alojasse no dedão do pé.  Descrevendo melhor: dor de dentista. Sim, aquela dorzinha que aparece quando seu dentista aciona aquela terrível broca para perfurar a superfície dentária(Aiiii...).

 

Limão havia sido despedida. Sim, chegava a hora de tomar um novo rumo, uma nova direção. Chegava a hora de conversar, ligar para as amigos, tentar obter uma ajuda, uma indicação para um novo emprego, quem sabe? Afinal de contas, havia conversado com tanta gente, encontrado tantas pessoas, feito negócios com tantas empresas que seria impossível que ninguém estivesse disponível nesse momento de necessidade extrema. Ficou tranqüila.

 

Chegando em casa, resolveu lembrar dos amigos que poderiam lhe ajudar. Um, dois, três minutos e ninguém lhe vinha à cabeça. Atribuiu o problema ao seu nervosismo. Resolveu pegar sua agenda pessoal, pois estava certa de que encontraria alguns nomes, mas não encontrou nenhum. E o vento levou..., era o clássico filme se eternizando na vida real. O vento e o tempo haviam levado todas as pessoas com quem poderia contar. Limão sentia o gosto amargo de não ter desenvolvido sua rede de relacionamentos.

 

Muitas pessoas não dão conta da importância que a rede de relacionamentos tem no sucesso do profissional moderno, ou simplesmente não sabem construí-la de maneira eficaz. Uma sólida rede de relacionamentos pode significar a diferença entre ficar perambulando pelo mercado ou conseguir uma rápida recolocação profissional.

 

Uma boa rede de relacionamentos leva tempo para ser estruturada. Na verdade, é uma tarefa que não termina nunca, mas de retorno inestimável. Pense em sua rede de relacionamentos, ela pode ser:

 

1) Sua rede de marketing. Amigos e clientes podem divulgar seus serviços e habilidades em um mercado cada vez mais competitivo

 

2) Rede de segurança em momentos difíceis.  Seja com sugestões, idéias, conselhos ou indicações, sua rede estará sempre trabalhando por você.

 

3) Rede de oportunidades. Você sabe melhor do que eu que as grandes oportunidades profissionais não são divulgadas em mídia alguma.

 

4) Banco de Recursos. Em um ambiente complexo como o que vivemos, atuar em equipe pode ser a solução. Você pode usar sua rede para fazer contatos, resolver problemas, montar parcerias e usar toda a informação e os recursos que a rede lhe dispõe.

 

É importante lembrar que a rede de relacionamentos é uma via de mão dupla, ou seja, você pode dispor dos recursos que ela lhe oferece desde que deixe seus recursos, habilidades e contatos disponíveis também. A rede não se frutifica com relacionamentos que têm como base o interesse puro. Procure demonstrar verdadeira atenção e dedicação pelas pessoas e pelo que elas fazem. Esse é o caminho para uma rede de relacionamentos forte que nunca lhe deixará na mão.

 

Há muitas técnicas para se criar, cultivar e amadurecer uma rede de relacionamentos, mas isso é assunto para um outro artigo. A entrevista já está acabando. Enquanto isso, que tal ligar para aquele seu amigo que você não vê há algum tempo. Convide-o para um almoço, pergunte o que ele anda fazendo, veja como você pode ajudá-lo em algo ou como ele pode ser útil aos seus planos pessoais e profissionais.

 

- O Sr. teria uma única frase para resumir esse seu artigo?

- Sim, claro!

- Pessoas são fontes inesgotáveis de recursos. Conquiste-as e elas serão sua rede de segurança nos momentos mais difíceis.

- “Relacionamento é o seu maior investimento”

- André, obrigado pela entrevista.

 

 

André Ferrari é diretor do Grupo Relacione-se e palestrante. Leia outras crônicas em www.relacione-se.com.br - Email: ferrari@relacione-se.com.br

 

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